"Informática"...conceito...o que é... ~ #quem é ... quemeee.







Pesquisar

"Informática"...conceito...o que é...

"Informática"...conceito...o que é...


"   Informática"

"Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre."



"Chama-se genericamente de informática ao conjunto das ciências da informação, estando incluídas neste grupo: a ciência da computação, a teoria da informação, o processo de cálculo, a análise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e de modelagem dos problemas.
O termo informática, sendo dicionarizado com o mesmo significado amplo nos dois lados do Atlântico [1], assume em Portugal o sentido sinônimo de ciência da computação enquanto que no Brasil é habitualmente usado para referir especificamente o processo de tratamento da informação por meio de máquinas eletrônicas definidas como computadores.
O estudo da informação começou na matemática quando nomes como Alan Turing, Kurt Gödel e Alonzo Church, começaram a estudar que tipos de problemas poderiam ser resolvidos, ou computados, por elementos humanos que seguissem uma série de instruções simples de forma, independente do tempo requerido para isso. A motivação por trás destas pesquisas era o avanço durante a revolução industrial e da promessa que máquinas poderiam futuramente conseguir resolver os mesmos problemas de forma mais rápida e mais eficaz. Do mesmo jeito que as indústrias manuseiam matéria-prima para transformá-la em um produto final, os algoritmos foram desenhados para que um dia uma máquina pudesse tratar informações. Assim nasceu a informática.



Conceito da palavra "Informática"

A palavra Informática

é derivada de duas outras palavras associadas a ela,

a primeira é informação

e a segunda é automática.
Essas palavras definem os principais objetivos que foram atingidos pelos computadores. A necessidade de se obter e fazer o tratamento da informação de forma automática, fez com que surgisse justamente esta palavra. O meio mais comum da utilização de informática são os computadores, que tratam informações de maneira automática.

Origem da palavra informática

Em 1957, o cientista da computação alemão Karl Steinbuch publicou um jornal chamado Informatik: Automatische Informationsverarbeitung ("Informática: processamento de informação").
A palavra portuguesa é derivada do francês informatique, vocábulo criado por Philippe Dreyfus, em 1962, a partir do radical do verbo francês informer, por analogia com mathématique, électronique, etc.
Em português, a palavra informática é formada pela junção das palavras informação + automática. Pode dizer-se que informática é a ciência que estuda o processamento automático da informação por meio do computador.

Educação de informática


Brasil

No Brasil os cursos de informática lecionados em universidades têm as seguintes designações:


Portugal

Em Portugal, os cursos de informática lecionados em universidades têm as seguintes designações:
  • Informática

  • Engenharia informática
  • Tecnologias de design e multimedia
  • Informática de gestão
  • Informática e Gestão de Empresas
  • Informática biomédica
  • Tecnologias de informação e comunicação
  • Tecnologias da informação empresarial
  • Ciências da computação
  • Matemática e ciências da computação
  • Informática na educação
  • Tecnologias e Sistemas de Informação

Ver também

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Mensagem do formulário de comentário:

"buscas populares"

buscas populares …apareça nas buscas… cadastre seu web site aqui…/buscas populares…alô negócios !!!…

pesquisar aqui:


Custom Search

vídeos

Pesquisar

Arquivo

Postagem em destaque

fale conosco

fale conosco!  Nome E-mail  * Mensagem  *

Seguidores

 
|| Пост!Featured on Hometalk.com